domingo, julho 08, 2012

Ivana Kupala e Klitschko


A noite de Ivana Kupala (festa dedicada ao João Batista) é celebrada na Ucrânia na noite de 7 de julho.

No período pré-cristão, os ucranianos celebravam nesta data o Deus do Sol ou Dajbog, acreditando que no período de solstício de verão o sol fica na força máxima e começa se preparar para o inverno. Se dizia, que o sol, como símbolo da luz e do bem, celebra a vitória sobre as forças do mal, e que durante a sua subida o sol “brinca”, “salta”, “fica feliz”. A natureza fica encantada neste dia, o celebrando.

O deus eslavo Kupaylo é responsável pela safra, bem-estar, plantas medicinais, em termos de tradições é o dia em que se celebrava a juventude, beleza, amor e purificação.  

Nesta noite os jovens acendem as fogueiras e saltam sobre elas em forma de cruz para se purificar, colocam as coroas de flores nas águas dos rios e lagos. Além disso, com a chegada da meia-noite, os jovens solteiros vão à floresta para procurarem a flor de samambaia. A flor realiza todos os desejos das pessoas, o afortunado homem que retornar com o anel de flor em sua cabeça, se casará em breve.

Este ano na cidade de Uzhhorod foi organizado o ritual de andanças sobre as cinzas ardentes. Os entusiastas dizem que o ritual ajuda superar os seus medos, ficar curado e obter a energia. A primeira foto é do Serhiy Hudak da agência noticiosa Ukrinform.

***

Os irmãos Klitschko mais uma vez alegraram os ucranianos, desta vez foi Volodymyr, que obteve a sua 51ª vitória em combate pelo título do campeão mundial nas versões de IBF, IBO, WBO, WBA, The Ring, dos pesos pesados. Em seis assaltos ele superou Tony Thompson, o mandando ao KO. Nossas congratulações ao campeão ucraniano!

Sem comentários: