terça-feira, novembro 06, 2012

Fraude eleitoral confirmada na Ucrânia


A Comissão Central das Eleições (CCE) votou por unanimidade a decisão sobre a sua incapacidade de chegar aos resultados credíveis nos círculos uninominais: 94, 132, 194, 197 e 223. A CCE está a propor organizar a um novo processo eleitoral nestes locais (embora é claro que estamos lidar apenas com a ponta do iceberg). 

A CCE afirma que nestes círculos as eleições “foram conduzidos fora das normas previstas na Constituição e na Lei eleitoral”. Os analistas falam em vontade da CCE de agradar os “gregos e troianos”, pois desta maneira são prejudicados dois candidatos da oposição e são anuladas três vitórias fraudulentas dos candidatos pró-Poder.


Círculo eleitoral № 94 (província de Kyiv): candidata do Partido das Regiões ganhou, após os dados de várias assembleias de voto foram anulados. A vice-chefe da CCE, Zhanna Usenko-Chorna chamou os protocolos da contagem de votos neste círculo de “lixo” e disse que neste caso CCE lida com “roubo, assalto, ataque de bandidos”, informam Podrobnosti.ua.

Círculo eleitoral № 132 (Pervomaysk, província de Mykolaiv): candidato da oposição, Arkady Kornatskiy ganhou com 39,66% de votos, o seu adversário, vice-governador provincial e membro do Partido das Regiões recebeu 34,09%. Mais tarde, na página da CCE os votos do oposicionista ficaram intactos e votos do vice-governador subiram para 39,97%. Tudo isso acompanhado pelos ataques da polícia de choque contra o recinto da comissão eleitoral local.

Círculo eleitoral № 194 (província de Cherkassy): os dados da CCE apontam a vitória do candidato da oposição com 40,79%. O chefe, vice-chefe e secretário da comissão eleitoral desapareceram e não assinaram os documentos legais necessários.

Círculo eleitoral № 197 (província de Cherkassy): cerca de 1480 votos “desapareceram” do sistema eleitoral, que permitiu a vitória do deputado-milionário que concorria como independente.

Círculo eleitoral № 223 (Kyiv): processo de contagem não foi terminado, o candidato da VO Svoboda (Liberdade) lidera a contagem com a margem mínima de 26 votos, escreve Texty.org.ua.

Bónus

O comício contra a fraude eleitoral e os confrontos com a polícia de choque em frente da Comissão Central das Eleições em Kyiv no dia 5 de novembro de 2012 (ver mais fotos do Mustaffa Nayyem).

Sem comentários: