segunda-feira, setembro 11, 2017

A Revolução dos Bichos será lançado em jogo

A distopia clássica “A Revolução dos Bichos” (Animal Farm), escrita e publicada pelo autor britânico George Orwell em 1945 como uma crítica feroz ao comunismo soviético da época, será transformado em jogo de PC e outras plataformas.

por: Matt Davidson

Descrito na sua página oficial como um jogo do género “adventure-tycoon”, Animal Farm irá colocar os jogadores no papel de um dos animais vivendo na fazenda antes e durante da chamada “revolução dos bichos”, mostrando assim os “altos e baixos do Animalismo”.

Ver o filme dublado em português brasileiro (1999):

O lado “adventure” do game vai focar em escolhas, permitindo ao jogador decidir seu caminho nessa revolução animal. Já o aspecto “tycoon” vai focar na gestão da fazenda, de modo que ambos estilos combinados vão criar uma “narrativa consistente”, permitindo que os jogadores experimentem as consequências de suas decisões de gestão ao longo da trama.
Publicado originalmente em 1945, A Revolução dos Bichos é considerado uma das grandes obras da ficção moderna e é constantemente citado em listas de melhores livros de todos os tempos. Escrito sob o ponto de vista de animais vivendo em uma fazenda, Orwell quis refletir a ascensão do estalinismo na Rússia [e na URSS] e fazer uma alegoria sobre os perigos do poder absoluto e de regimes totalitaristas. Foram exatamente esses temas que conduziram a equipa criativa à desenvolver o jogo.

Ver o cartoon legendado em português brasileiro (1954):
Imre Jele (fundador do Bossa Studios), disse ao site Polygon: “É a hora certa para a sociedade, uma vez que estamos nos encaminhado para uma era desconfortavelmente parecida com o universo descrito por George Orwell”, ressaltando ainda que a equipa quer que o jogador seja capaz de se identificar da mesma forma com o “opressor e os oprimidos” (Sic!). Além de Jele, a equipe de desenvolvimento inclui Andy Payne (fundador da Just Flight e da AppyNation), Georg Backer (Fable), Jessica Curry (Everybody's Gone to the Rapture, Dear Esther), Kate Saxon (Mafia III, Alien: Isolation, Witcher 3), entre outros.

É importante ressaltar que o projeto foi totalmente autorizado pelos herdeiros de George Orwell, os quais, de acordo com Jele, “discutiram nossos objetivos e ideias incansavelmente durante o processo, da forma que deveriam”.

Ainda não há informações sobre a data de lançamento, mas a equipa de desenvolvimento confirmou que o jogo será lançado para PC e “outras plataformas”, escreve a página brasileira br.ign.com

Ler e/ou descarregar/baixar o livro: A revolução dos bichos  

Blogueiro
Em 1947, ao pedido dos refugiados políticos ucranianos, George Orwell deu a sua autorização para a tradução, prescindiu dos honorários e até suportou financeiramente a edição ucraniana. O tradutor ucraniano, Ihor Shevchenko (mais tarde se tornou o professor em Harvard), que na altura usava o pseudónimo Ivan Chernyatynskiy, optou pelo título Kolkhoze dos Animais, para melhor situar os seus leitores ucranianos.        
Desta maneira, a tradução ucraniana foi a primeira tradução estrangeira do clássico do George Orwell. Os estudiosos da herança literária do Orwell, consideram que um dos heróis do livro, farmeiro Jones recebeu este nome em memória do jornalista britânico, Gareth Jones, que teve a coragem de denunciar publicamente Holodomor ucraniano e que foi assassinado em circunstâncias que apontam a “mão invisível” do regime comunista soviético.

Sem comentários: