terça-feira, setembro 19, 2017

Como a União Soviética fornecia o petróleo à Alemanha nazi em 1940 (15 fotos)

A série de fotos que mostra o transbordo do petróleo soviético das cisternas pertencentes aos caminhos-de-ferro da URSS às cisternas pertencentes à Alemanha nazi. Cidade de Przemyśl, a nova fronteira URSS-Alemanha nazi, 29 de fevereiro de 1940.
Curiosidade histórica: operário com certas semelhanças
faciais com Putin, está envolvido na operação
A largura dos trilhos entre URSS e Alemanha nazi era diferente, como tal, os comboios/trêm não podiam circular diretamente entre URSS e resto da Europa (excluindo a Finlândia). Como tal, em Przemyśl decorria a operação de transbordo, que assegurava ao Wehrmacht, ao Luftwaffe e ao Kriegsmarine, o petróleo tão necessário para manter a máquina de guerra nazi, em luta contra o resto da Europa.
A placa "Proibido fumar", em alemão, ucraniano e polaco/polonês

A Cronologia da Segunda Guerra Mundial em fevereiro de 1940 (apenas a Europa):

Outra curiosidade histórica: operário com certas semelhanças faciais com Hitler inspeciona a qualidade dos trabalhos
5/02/1940: A Grã-Bretanha e França decidem intervir na Noruega para cortar o comércio de minério de ferro em antecipação a uma ocupação alemã esperada e de forma ostensiva para abrir uma rota para ajudar a Finlândia. A operação está programada para começar em 20 de março.
9/02/1940: Erich von Manstein é colocado no comando do XXXVIII Corpo blindado alemão, removendo-o do planeamento da invasão da França.
10/02/1940: A União Soviética concorda em fornecer grãos e matérias-primas para a Alemanha em um novo tratado de comércio.
14/02/1940: O governo britânico pede voluntários para lutar na Finlândia.
15/02/1940: O exército soviético captura Summa, um importante ponto de defesa na Finlândia, rompendo assim a Linha Mannerheim.
: Hitler ordena a guerra submarina irrestrita.
16/02/1940: O contratorpedeiro britânico HMS Cossack força a remoção de 303 prisioneiros de guerra britânicos do petroleiro alemão Altmark em águas territoriais da Noruega neutra, o que provocou o Incidente do Altmark.
17/02/1940: Os finlandeses continuam a retirada da Linha Mannerheim.
: Manstein apresenta a Hitler seus planos para invadir a França através da floresta das Ardenas.
21/02/1940: O general alemão Nikolaus von Falkenhorst é colocado no comando da próxima invasão alemã da Noruega.

Sem comentários: