sábado, setembro 16, 2017

Ucrânia compra e testa drones «Warmate» e «Sokil»

Drone polaco Warmate | foto Juliusz Sabak
Na Expo de indústrias da defesa MSPO-2017, à decorrer na Polónia, a empresa ucraniana SpetsTechnoExport assinou, com a sua congénere polaca WB Electronics S.A. (parte do WB Group), o contrato de fornecimento de uma série de drones “kamikaze” Warmate, os detalhes do contrato não foram revelados, escreve a página militar polaca defence24.
O drone Warmate representa a classe popular de drones “kamikaze” de ação única. De acordo com a WB Electronics, o seu UAV pesa 4 kg, possui o motor elétrico e asa dobrável, é equipado com uma ogiva de 0,7 kg – a cumulativa GK-1 (penetração de armadura até 100-120 mm) ou de fragmentação GO-1 (contém 300 gramas de TNT). O seu raio de ação é de até 10 km; a permanência no ár de até 30 minutos, a velocidade de até 150 km/h. A altitude do voo pode variar entre 30 à 3.000 m. A orientação ao alvo é efetuada pelo operador à partir do painel de controlo. O lançamento é feito pneumaticamente, de dois tipos de sistemas de lançamento – portátil, de um único lançamento ou transportável, que permitem fazer ​​21 ou 40 lançamentos.

Ucrânia testa o drone «Sokil»
Ucrânia realizou, com sucesso os testes militares do “Complexo de vigilância e ataque «Sokil»”, o produto da cooperação frutífera polaco-ucraniana, escreve a página ucraniana UNIAN.
O posto móvel do operador do drone
Da parte ucraniana «Sokil» é produzido da fábrica CheZaRa, que respondeu positivamente ao pedido do Conselho da Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO) em «organizar a produção de UAV de combate de alta qualidade».
O veículo do posto móvel do operador do drone
O “Complexo de vigilância e ataque «Sokil»”, é composto por um drone de vigilância e três de ataque que lhe permite procurar e atingir os alvos, usando, dependendo do tipo de tarefa as munições de ação explosiva, fragmentativa-explosiva e termobarrica.
«Os testes foram bem-sucedidos, demonstraram a eficácia desses sistemas não tripulados. O próximo passo é colocá-los ao serviço [das Forças Armadas da Ucrânia –FAU] e usá-lo, de forma efetiva em missões de combate», – disse o secretário do RNBO, Oleksandr Turchynov, presente nos testes militares.

Sem comentários: