quarta-feira, outubro 18, 2017

Marcha dos nacionalistas ucranianos em Kyiv (21 foto)

No dia 14 de outubro corrente, em Kyiv decorreu uma grande marcha dedicada ao Dia do Defensor da Ucrânia, que oficialmente celebrado no país desde 2015. Ação se chamava “Marcha da Glória”, uma grande parte dos seus participantes pertenciam às organizações nacionalistas ucranianas: Setor da Direita; “Corpo Nacional”; VO Svoboda.

02. Os ativistas se reuniam junto à estação do metro Universidade”, eles seguravam as bandeiras partidárias e retratos do Stepan Bandera, político nacionalista ucraniano que entre 1941 e 1944 foi preso no campo de concentração nazi de Sachsenhausen, viu os seus dois irmãos morrerem no campo de concentração nazi de Auschwitz.

03. Os ativistas seguram com o banner “Não envergonharemos a Glória dos Heróis, 75 anos do UPA”. Em geral, o 75º aniversário da criação do Exército Insurgente da Ucrânia (UPA), que lutava contra os nazis, libertava os militares ocidentais do cativeiro nazi, tinha nas suas fileiras os militantes judeus e russos (entre outros), se tornou um dos símbolos maiores da marcha.

04. Possivelmente um dos veteranos do UPA, exército que entre 1942-1953 lutava contra ocupantes nazis e soviéticos, pela Ucrânia independente.

05. Os ativistas do “Corpo voluntário ucraniano” (DUK) do Setor da Direita com a bandeira da sua unidade, semelhante à da UPA na II G.M.

06. Os participantes da marcha, usando o camuflado, possivelmente são veteranos ou militares ativos da Operação Antiterrorista (OAT) no leste da Ucrânia.

07. Coluna desce até o centro de Kyiv – avenida Khreschatyk.

08. Fumaça:

09. Very-light.

10. Anoitece, os ativistas têm mais fumo e fogo nas mãos:

11. Os ativistas gritam as palavras de ordem: Glória à Ucrânia Glória aos Heróis”, “Cão [ministro] Avakov ao galho”, “Glória à Nação morte aos inimigos”, “Se lembre forasteiro, aqui o dono é ucraniano”; “Bandera e [general] Shukhevych  heróis da Ucrânia”.

12. Ativistas do partido Corpo Nacionalcom os very-light, os seus fundadores passaram pelo batalhão (regimento) “Azov”.

13. As tochas nas mãos dos ativistas:

14. Acender do fogo:

15. O fogo é partilhado de tocha à tocha:

16. A imprensa russa adora tentar ligar, de alguma forma, as tochas dos ativistas ucranianos com a ideologia nacional-socialista. Na realidade, o nazismo, tal como comunismo são proibidos na Ucrânia e um cidadão que tentou demonstrar a “saudação romana” (como este gesto se designa no meio dos “antifascistas” russos), foi detido pela polícia ucraniana.

17. É de recordar que nas décadas de 1960-1970 as autoridades comunistas soviéticas da URSS habitualmente organizavam as marchas que usavam as tochas, principalmente no dia 9 de maio, para assinalar a participação soviética na II G.M., naturalmente, amiguinhos, Sputnik, não vos contou disso.

18. A coluna entra na avenida Khreschatyk.


19. Ativistas com os banners para recordar os heróis que tombaram pela Ucrânia na atual guerra russo-ucraniana.


20. Very-light.

21. Em 2017 a Marcha dos Heróis reuniu o número recorde dos participantes, cerca de 20.000, a coluna estava mal cabia entre a praça de Independência (Maydan) e praça do mercado Bessarabsky. O nacionalismo está presente em qualquer país, o nacionalismo ucraniano surge, em força, quando Ucrânia está em perigo.
Fotos @GettyImages | Arquivo | Texto Maxim Mirovich e Ucrânia em África.

2 comentários:

Anónimo disse...

Voce deveria apoiar mais os nacionalistas! Eh extremamente importante pra Ucrania que o Pravy Sektor, o Svoboda e Nacional Korpus entrem no parlamento!

Jest nas Wielu disse...

Na verdade eles já estão presentes no parlamento: PS - 2 deputados (Yarosh e Bereza, embora Yarosh saiu do PS); VOS cerca de 7; CN: pelo menos 1 - Biletskiy...