quinta-feira, outubro 12, 2017

Mito soviético de «formação soviética de qualidade»

A morte recente do primeiro bruxo televisivo soviético, Allan Chumak, leva à perguntar: como os fãs da União Soviética e da sua “ótima formação soviética” (“a melhor do mundo”) explicam a fé massificada dos cidadãos soviéticos no sobrenatural — o processo de “carregamento” dos frascos de água, em “sessões” da TV soviética no fim da década de 1980.

Como recorda o veterano fotógrafo soviético/russo Mark Shteinbok, autor da foto inicial à preto-e-branco, chamada “Público na performance do Allan Chumak”: “Fotografar foi muito fácil. Apareci, fiquei junto ao palco. Os rostos eram muito expressivos. Fiquei impressionado com as mulheres mais idosas com sacolas cheias de frascos com água da torneira. Chumak, em opinião delas, a transformava numa água curativa, que curava todas as doenças”.

É de notar que entre o público que usava os tais frascos não estavam apenas as vovós vindas do interior profundo, havia muita gente com a “formação superior soviética”, a tal, que os mesmos acreditam seriamente, era a melhor do mundo.

02. Em 1989, a televisão soviética começou a transmitir as “sessões de Allan Chumak” – em forma de aparecimento de um homem com aparência intelectual, de óculos, que primeiramente explicava “o que vamos curar hoje”, e depois, durante alguns minutos fazia os passes com as mãos, exercendo a sua “sessão”. A “sessão” típica na TV:

03. Na segunda ou terceira “sessão”, Allan Chumak sugeriu colocar os frascos de água em frente dos seus televisores, além dos cremes, bálsamos, etc., – no fim da “sessão”, os frascos supostamente estariam “carregados” e curariam várias doenças. Nenhum dos fãs de Chumak tentou perceber o mecanismo do tal processo físico ou químico de “carregamento”, como exatamente essa “carga” deveria passar através da telinha de um televisor convencional, como a “carga” saberia que era necessário “carregar” o frasco de água e não a mesa debaixo dela – poucas pessoas pensavam nessas questões, acreditando piamente que a água ficaria “carregada”.
As “sessões” de Chumak se tornaram um evento bastante memorável da história soviética dos seus anos finais, chegando fazer parte da “vida tipicamente soviética”, como foi retratado pela Zoya Cherkassky-Nnadi.

04. Após uma série de “sessões” televisivas, Chumak, fez a digressão global pela URSS, atuando quer em grandes salas de concertos (a primeira foto da postagem), quer nas instituições, realizando as “sessões de cura” aos coletivos de trabalho. Após a “sessão”, era possível comprar as fotografias ou cartazes do Chumak, que deviam ser aplicados (Sic!) nos lugares doridos, “para curar”.
Vejam a foto acima – a imagem mostra claramente que o seu público não era dos velhotes analfabetos, mas cidadãos soviéticos formados, a inteligentsia. Muitas dessas pessoas também acreditavam em “carregamento dos frascos de água através do televisor”.

05. Sensivelmente ao mesmo tempo, surgiram as “sessões” televisivas do “terapeuta psíquico” Anatoly Kashpirovsky, semelhantes às “sessões” de Chumak. No entanto, Kashpirovsky não prometia “carregar” os frascos de água, simplesmente conduzia as “sessões gerais de saúde”. Chumak e Kashpirovsky eram, de fato, concorrentes e se desgostavam mutuamente – Kashpirovsky chamava Chumak de “charlatão e nem tão pouco extra-sensorial”, e Chumak chamava Kashpirovsky de “hipnotizador e não um curador”.
Surge uma pergunta muito interessante – à onde, de fato, foi a formação soviética tal alardeada se as pessoas acreditassem em “carregamento” de frascos de carga através da TV e cura com ajuda de fotos, colocadas no cú?

A resposta à esta questão é extremamente simples: a formação soviética não ensinava a pensar de forma independente, não ensinava à achar analogias e relações causa-efeito, não ensinava à tirar conclusões independentes. Pois, o cidadão verdadeiramente formado, mais cedo ou mais tarde, questionaria a legitimidade de todo o sistema soviético, dado que seria capaz de comparar e tirar suas próprias conclusões, algo profundamente indesejável ao regime soviético.

Na realidade, nas instituições de ensino superior, as pessoas eram ensinadas em habilidades utilitárias simples, o que lhes permitia realizar as operações de produção de vários graus de complexidade, mas não eram ensinadas à pensar livremente. E todas as fraquezas do sistema educacional soviético apareceram imediatamente, logo que o homem soviético encontrou algo que não correspondia à realidade habitual soviética, começando a “carregar os frascos de água” – porque foi ensinado à calcular os logaritmos na universidade, mas o seu nível cultural geral, os horizontes do pensamento permaneceram profundamente soviéticos.

Fotos @Mark Shteinbok | Internet | Texto Maxim Mirovich

Bónus
No longínquo 1956, o Comité Regional do PCPS da cidade russa de Ulyanovsk pediu ao professor aposentado Aleksandr Lyubishev, escrever um memorando sobre a situação no ensino secundário soviético. O professor concordou prontamente, mas como ele sempre seguia a sua consciência, o documento final foi simplesmente arquivado. O teor do documento pode ser resumido com a seguinte sentença: “o predomínio do conhecimento, e ainda assim frágil, sobre a compreensão”.

Sem comentários: