domingo, novembro 19, 2017

Maydan zimbabueano: “Enough is Enough” (19 fotos)

Na capital zimbabueana Harare e outras cidades do país decorreram, neste sábado, as numerosas manifestações populares que exigem a saída do Robert Mugabe do poder e em apoio às Forças Armadas do Zimbabwe (ZDF).
O símbolo principal dos protestos é a bandeira nacional do país que mostra a unidade nacional dos zimbabueanos. Tudo decorre de forma calma, pacífica e muito civilizada. As pessoas exigem a saída do Mugabe, vestindo as T-shirt com a frase de “Enough is Enough”. Da rua central do Harare são retiradas as placas com o nome do presidente deposto. Os cidadãos empunham os cartazes que exortam a União Africana e SADC não interferir nos assuntos internos do país.
Para já tudo indica que Mugabe e o seu grupo perderão o controlo e poder à favor do Emmerson Mnangagwa, militares e oligarcas [industriais locais]. A intriga reside no facto de como os acontecimentos correntes serão vistos pela comunidade internacional e se a comunidade internacional aceitará os protestos populares deste sábado como um argumento suficientemente válido para reconhecer o novo regime.  
Foto: Doug Coltart | Internet | Texto: Oleksandr Mishyn

Bónus

[Anúncio da saída do Mugabe da chefia do ZANU-PF]:

Sem comentários: