quarta-feira, novembro 15, 2017

Síria: a morte de um terrorista e 17 outros mercenários russos

No dia 20 de outubro, em combates nos arredores da cidade síria Deir ez-Zor morreu terrorista russo Yuriy Ebel (25), inserido num grupo de 17 outros mercenários russos, afetos à empresa militar privada (EMP) Vagner (possivelmenas às FA russas).

De acordo com os familiares, o grupo de “voluntários” russos foi atingido pelo fogo inimigo. Em resultado, dos 18 mercenários ninguém sobreviveu. Sabe-se que o mercenário russo estava afeto à EMP “Vagner” (outros dados apontam fortemente que Ebel era um militar russo no ativo desde 2013 e que possivelmente outros 17 mortos, também eram militares russos no ativo) e que em 2014 participou na ocupação da Crimeia e atividades terroristas no leste da Ucrânia.

A atual missão em Síria foi a sua 5ª missão militar de combate, a 3ª síria. Nas vésperas da morte, o mercenário russo pediu a esposa para lhe mandar as SMS: «não conseguirei responder, mas vou as ler», — escreveu ele. Desde dia 20 de outubro a esposa começou receber a informação sobre as SMS não entregues e em 1 de novembro veio a confirmação da morte do marido. O mercenário foi sepultado na sua aldeia natal na região russa de Udmúrtia. Ele deixa viúva e filho órfão de 8 meses, escreve a publicação regional russa stolica-s.

Por sua vez, o grupo OSIN russo Conflict Intelligence Team (CIT), analisou o perfil do mercenário na rede social «VK», achando uma foto em que esta aparece fardado e com emblema da inteligência militar e insígnia “Guarda”, o que indica que a sua unidade militar ostentava o título “da guarda”.

Nas FA russas apenas duas unidades do GRU ostentam o título “da guarda”, 3ª e 22ª brigadas do spetsnaz, situadas em Togliatti e na região de Rostov. Também é de notar que apesar de se graduar pela escola militar com distinção, possuir uma série de qualificações militares e ainda servir numa unidade de elite, Yuriy Ebel era apenas um soldado raso, notam os investigadores da CIT.
Mecenário na rede social VK com um nome falso
A passagem ilegal do Ebel pela região leste da Ucrânia é confirmada por uma série de fotografias, tiradas no outono de 2014 na região russa de Rostov, nomeadamente na localidade de Matveev Kurgan, nas proximidades com a fronteira estatal russo-ucraniana. Não é claro em que momento Ebel deixou o serviço militar efetivo e se juntou aos mercenários da EMP “Vagner”.

Sem comentários: