sexta-feira, dezembro 15, 2017

Os 12 museus mais inusitados da Ucrânia (14 fotos)

Hoje, graças à pesquisa de Zruchno Travel, o nosso blogue oferece uma seleção de museus mais incomuns e mais engraçados da Ucrânia, que certamente não deixarão ninguém aborrecido. Os museus escolhidos permitem conhecer as subtilezas da preparação da aguardente, perceber melhor os seus próprios sonhos, apreciar o “toucinho Andy Warhol” ou participar na cerimónia de um verdadeiro casamento ucraniano.

1. Museu do sexo e culturas sexuais do mundo (Kharkiv)
foto @io.ua
O Museu das Culturas sexuais mundiais é um dos museus mais incomuns e extravagantes da Ucrânia. A base de sua exposição é uma coleção privada do professor Valentyn Kryshtal, professor da Academia Médica de Kharkiv. Diferentes salas apresentam exposições dedicadas à cultura sexual de doze países. Aqui você pode ver pinturas egípcias e estatuetas antigas, reproduções de pinturas de Picasso, Manet e outros artistas famosos, bem como fotografias e desenhos contemporâneos. Existe uma sala de deviações e uma outra, especialmente pensada em adolescentes, que permite estudar anatomia, fisiologia e psicologia de uma pessoa, bem como ouvir palestras sobre a educação sexual.

Visitar: endereço

2. Museu da história de casa de banho / banheiro (Kyiv) 
Aqui, você pode ver não apenas a maior coleção de bidés / banheiros de souvenir / lembrancinha, mas também aprender muitos factos interessantes sobre a história de WC. A coleção do museu apresenta uma grande variedade de bidés/banheiros de quase todos os tempos – desde as panelas noturnas até bidés/banheiros com controlo tácito, feitos de cerâmica, porcelana, prata, madeira, metal e plástico. Também no museu há uma loja de souvenirs onde você pode comprar um bidé/banheiro-rádio, um bidé/banheiro isqueiro, o livro “A história mundial de (WC)”, um bidé dourado e muitos outros itens interessantes. O museu frequentemente recebe uma variedade de eventos que muitas vezes não estão diretamente ligados ao tema principal da exposição.
Ler mais | vistar
Visitar: MuseumWC

3. Museu dos sonhos (Kyiv)
foto @kudago.com
Da onde vem os sonhos e porque sonhamos com algo que nunca conhecemos, tudo isso se pode descobrir no Museu dos Sonhos em Kyiv. Cada parte de exposição é uma instalação dinâmica, e cada visitante se torna um expositor e um pesquisador de seus próprios sonhos. O museu tem uma Janela dos Sonhos, onde todos podem deixar uma descrição de seu sonho. Você também pode espreitar ou mesmo estudar os sonhos dos outros. Se você tiver alguma dúvida, você pode descreve-la no papel e deixá-la numa das caixas do Mural de Associações Livres, e chegando ao museu na próxima vez, encontrar a resposta na caixa. Além disso, o museu periodicamente organiza as conferências abertas, seminários, exposições, aulas de mestrado e mostras de filmes.


4. Museu de coisas inúteis (Kyiv)
foto @kubikus-rubikus.livejournal.com
Um dos museus mais incomuns de Kyiv está localizado no território da fábrica de processamento e utilização de materiais reciclados. A coleção começou a ser formada imediatamente após a instalação da fábrica em 1943. Aqui, são reunidos os objetos mais estranhos e incomuns, peças antigos e vintage, alguns com mais de duzentos anos. A coleção é reabastecida pelos visitantes e funcionários da fábrica, que classificam e escolhem os itens mais interessantes. Entre o grande número de peças se pode ver um antigo conjunto de ferramentas de cabeleireiro, uma máquina de processamento de cânhamo, um antigo samovar com uma bota e muito mais. A maior parte da exposição é exposta ao ar livre, e o resto, a parte menor, numa exposição.

Visitar: endereço

5. O Museu da ferramenta antiga “Pátio do Mestre” (Zhytomyr)
foto @remeslennik.org
O museu privado “Pátio do Mestre” (Handicraft House) do Fedir Yevtushenko é uma espécie de “máquina do tempo” que lhe permite viajar ao passado e se familiarizar com as profissões antigas, saber mais sobre o trabalho dos ferreiros, barbeiros, alfaiates e carpinteiros, e ver os instrumentos reais (os 115 machados diferentes!), usados pelos mestres e artesões, criando as coisas necessárias na vida quotidiana. A coleção do museu é dividida em seções expositivas dedicadas a ocupações específicas ou a instrumentos individuais. Todos os objetos são ferramentas, dispositivos, máquinas e mecanismos originais, muitos dos quais ainda estão funcionando. O museu possui uma forja com montanha e bigorna, uma das quais foi construída em 1749. Em 2016 museu abriu uma grande exposição de brinquedos infantis, em 2017 aqui é exibido o artesanato checo. Num bom tempo, os hóspedes podem relaxar na área de churrasco ao ar livre e tomar o chá de samovar, alimentado pela madeira.

6. Museu da Som do Vasyl Pinchuk (Odessa)
Ler mais | vistar 
O Museu da Som está localizado em Odessa. Aqui está reunida toda a história de gravação e repercussão de som. O museu abriga antigas caixas mecânicas de música, gramofones e gira-discos, rádios e gravadores. Os visitantes podem ver uma coleção exclusiva de equipamentos raros e modernos, uma exposição dos mais antigos aos mais modernos objetos portadores de som, itens ligados ao mundo musical, como cartazes, desdobráveis, discos LP com logótipos de estúdios outrora muito conhecidos.
Ler mais

A peculiaridade do museu reside no fato de que é possível não apenas ver a exposição, mas também usar todos os objetos, ouvindo o seu som. Desde as melodias de antigas caixas musicais ao som de gramofones e gira-discos.

Visitar: Museum of Sound

7. Museu de casamento ucraniano (vila Velikii Budyshcha, região de Poltava)
foto @ingreen.in.ua | visitar
Na pequena vila de Veliki Budyshcha (conhecida pelo menos desde 1660), na região da Poltava, apenas à 6 km da famosa Dykanka descrita pelo Nicolas Gogol, está situada a Casa da Cultura local que obriga no seu interior a decoração de uma casa regional tradicional. É o Museu do casamento ucraniano, que mostra as decorações de casamentos ucranianos de diferentes épocas, itens antigos da vida quotidiana, móveis, fotos, as camisas tradicionais ucranianas (vyshyvankas) e toalhas bordadas. O orgulho do museu é o vestido de casamento de uma residente local, costurado em 1926. Todos os adereços do museu podem ser usadas, o que significa que os visitantes podem os usar, para celebrar o casamento tradicional ucraniano ao estilo étnico. Aos grupos de turistas são oferecidos os passeios interativos que recriam as tradições dos antigos casamentos rurais com todas as tradições ucranianas presentes: canções, piadas, poesia e, claro, banquete.


8. A fábrica e mina de sal de Drohobych (Drohobych)
foto @navkoloua.com | visitar 
A fábrica e mina de sal de Drohobych em primeiro lugar é uma empresa industrial que funciona, pelo menos desde 1250 até hoje. Na era soviética, a fábrica produzia 11 mil toneladas de sal por ano, mas agora o sal é extraído novamente por métodos de artesanato, evaporando-o da salmoura natural em uma lareira de forno à lenha. É necessário fazer um registo preliminar, solicitando uma visita guiada, durante a qual os turistas visitarão a mina de sal e conhecerão os processos de trabalho, além disso, poderão comprar, como lembrança uma deliciosa “cabeça” de autêntico sal evaporado.


9. Complexo-museu cultural da história da cerveja “Lvivarnia” (Lviv)
Ler mais
O Museu da Cerveja de Lviv funciona no território da mais antiga cervejaria de Lviv. Hoje é um complexo museológico e cultural, único na Ucrânia. Sua coleção contém tudo o que diz respeito a cerveja e Lviv. Aqui se pode ver um fogão de cerveja antigo, uma adega, barris para maturação de cerveja, uma coleção de garrafas e canecas de cerveja. Muitas das exposições são interativas, criadas em 3D e usando as sombras teatrais. No segundo piso é possível ver a cerveja ao microscópio, contemplar o processo de fabricação de uma bebida de lúpulo e até criar a sua própria variedade de cerveja. No final do passeio, os visitantes são convidados à saborear as cervejas mais variadas produzidas em Lviv.

Visitar: Lviv'arnya

10. Museu de arte e horilka-barSalo” (Lviv)
Ler mais
“Nunca haverá demais toucinho!” – pensaram em Lviv e abriram o único na Ucrânia, e possivelmente no mundo, o Museu do Toucinho. Esta é uma instituição moderna que combina um museu, um restaurante e um palco de arte, onde são realizadas festas, tertúlias literárias e concertos. A coleção do museu contém os mais diversos objetos de arte feitos de toucinho: pinturas e desenhos animados, como “Toucinho do Malevich” e “Toucinho do Andy Warhol”, bem como esculturas como “A orelha Van Gogh”, “A mão do Buda”, “A cabeça do Elvis Presley”, entre outros. A principal exposição do museu é um enorme coração de toucinho. Os visitantes também recebem um menu/cardápio com pratos nacionais ucranianos e uma excelente seleção de entradas feitas de toucinho. Os particularmente populares são sushi e rolinhos, churrasco de toucinho e claro, o prato principal – toucinho em chocolate.

Visitar: Salo

11. Museu da magia Hutsul (aldeia de Verkhovyna, região de Ivano-Frankivsk)
foto @newsparky.livejournal.com
O museu da magia Hutsul apresentará os costumes e segredos de feiticeiros e curandeiros dos Cárpatos – molfares. A coleção do museu apresenta uma variedade de itens que já foram utilizados por molfrares para criar curas e poções que ajudam as pessoas. Entre os objetos expostos é possível ver o pilar, a faca e a cruz, as principais ferramentas de trabalho do mais famoso feiticeiro dos Cárpatos – Mykhailo Nechay. Aos visitantes são oferecidas as aulas práticas de fabricação de colheres de madeira, tecelagem e caligrafia espelhada e a proposta mais ousada – o misterioso passeio noturno “Em busca de molfrares”.

Visitar: endereço

12. Museu de aguardente Vagão Samohon (aldeia de Polyanytsya, região de Ivano-Frankivsk)
foto @Kurt Lee
O primeiro Museu de Aguardente nacional foi inaugurado na Ucrânia em 2013 na cidade de Ternopil pelo empresário do ramo de restauração, Mykhaylo Hrosulyak. Agora o museu se mudou para a aldeia de Polyanytsya, perto da famosa estância turística ucraniana de Bukovel. O museu está situado numa carruagem austríaca vintage, que obriga uma coleção dos mais variados dispositivos de alambiques: clássico e exclusivo, funcionais e raros, grandes e em miniatura, locais e trazidos de todos os lugares do mundo. Aqui são expostos os alambiques feitos de um trombone, de uma bota de borracha e um bule de chá, de uma caldeira e até mesmo de peças sobressalentes de um avião. Além dos dispositivos reais, os visitantes poderão avaliar uma coleção de variedades de aguardente de todos os cantos do mundo.

Visitar: Vagão Samohon

Bónus

Na cidade ucraniana de Sebastopol (atualmente na Crimeia ocupada) em 2011 foi inaugurado o museu da infância soviética:

Sem comentários: