quinta-feira, março 08, 2018

“ISIS Hunters”: a cobertura mediática da EMP “grupo Vagner”

A página síria pró-regime de Damasco, Muraselon, publicou a informação sobre a participação do grupo “ISIS Hunters” na ofensiva terrestre no bairro Guta Oriental em Damasco.  

Na avaliação do blogueiro militarista russo el-murid, a notícia significa a decisão encoberta de usar no conflito os mercenários russos. Pois, até agora, em qualquer local, onde era reportada a alegada presença dos ditos “ISIS Hunters”, mais tarde ou mais cedo aparecia a informação e mesmo as fotos dos mercenários russos mortos. Os “Caçadores” são apenas uma cobertura mediática das EMP russas, uma indicação certa da sua presença em alguma área concreta. Pois os membros locais dos tais “Caçadores” conseguem, no máximo, produzir as selfies heróicas e pousar em frente das câmaras de TV, criando a imagem dos destemidos combatentes locais.
Por outro lado, no assalto ao Guta Oriental (que neste momento está praticamente cortada ao meio), as forças do Damasco já perderam cerca de 1.000 combatentes (entre proxy iranianas e guarda republicana síria). 
Tendo em conta, que na primeira leva dos atacantes estão os combatentes melhor preparados e mais motivados, e na sua retaguarda não existe número suficiente das forças locais para a rotação, decidiu-se o uso de mercenários russos. Uma ferramenta muito barata e bastante eficiente para reforçar as unidades de assalto.   
Baixas pró-governamentais sírias, ver mais fotos, +18
Como tal, se pode esperar pelas novas baixas mortais russas, desta vez, vindas de Guta Oriental. As famílias russas receberão alguma compensação monetária, a propaganda do regime defenderá que “eles não estavam lá” e os propagandistas dirão “é mentira; mas eram poucos; e até sabiam o que escolheram”. O resto são cantigas. Aos ucranianos as baixas russas importam apenas na medida em que maior parte dos mercenários do “grupo Vagner” participaram nas atividades terroristas no leste da Ucrânia. E como tal, devem e merecem morrer. Não importa quem e onde os liquidará de vez...

Fim de mais um mercenário russo
A esposa do Sergey não achou muita graça: "Afoguem-se no petróleo, oligarcas!"
Pena que não pensou nisso antes de deixar o marido à embarcar para Síria...
Surgiu mais um nome do mercenário russo do grupo Vanger, liquidado pelas forças americanas na noite de 7 à 8 de fevereiro de 2017: Sergey Kravchenko (1976?; número do registo no Vagner M-4840). Causa de morte: “carbonização do corpo”. Não se sabe, ao certo, se este mercenário tinha participado nas atividades terroristas no leste da Ucrânia.