segunda-feira, março 19, 2018

Polónia: a tragédia ignorada da aldeia ucraniana de Sahryń

foto @Facebook - Ambasada Ukrainy w Rzeczypospolitej Polskiej/Embaixada da Ucrânia na Polónia
No dia 10 de março de 1944 as forças nacionalistas polacas, Armia Krajowa e Bataliony Chłopskie, mataram, na localidade de Sahryń, no mínimo, 606 ucranianos, entre eles quase 400 mulheres e crianças. Foi um massacre da população civil [ucraniana] – explica o historiador polaco/polonês Igor Hałagida, que durante anos estuda essa tragédia.
Ler mais sobre os crimes da resistência anticomunista polaca
Em 10 de março de 2018, na localidade de Sahryń e no local do monumento dos que morreram no massacre, foi organizada uma oração solene, onde estiveram representantes da delegação oficial ucraniana, em particular o Embaixador da Ucrânia na Polónia, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia e os representantes das autoridades locais nas regiões ucranianas de Lviv e Volyn, bem como residentes locais.
As forças nacionalistas polacas no fim da sua ação em Sahryń | foto @Wikipédia
Como diz o jornalista polaco Paweł Smoleński no comentário do jornal polaco «Gazeta Wyborcza» e citado pelo rádio Polónia: “o crime em Sahryń, onde civis ucranianos morreram, cidadãos em pleno direito da Polónia, permanece na memória ucraniana como um símbolo de sofrimento”.

A cerimónia solene foi ignorada pela elite política polaca/polonesa, quer ao seu nível central, quer ao nível local.

Enquanto isso, quando os representantes oficiais ucranianos saíram, no local apareceu a polícia, convocada por um dos residentes polacos, que acusou os ucranianos de glorificar o banderismo. À luz da nova lei sobre o Instituto de Memória Nacional, trata-se de uma acusação séria, punível com a prisão.
Membro de Armia Krajowa à pousar sob o corpo de um ucraniano morto nos arredores de Sahryń
foto @Wikipédia
O caso foi encaminhado à Procuradoria (Ministério Público) da Polónia, que agora irá investigar e determinar se o slogan “Glória à Ucrânia! Glória aos Heróis” e as camisas bordadas ucranianas (Sic!) estão (ou não) glorificar o tal de “banderismo”.

Sem comentários: