quarta-feira, abril 11, 2018

Síria: o regime do Damasco será alvejado nesta madrugada

Após os vetos recíprocos russo e americano no CS da ONU, o primeiro ataque massificado americano contra regime do Damasco espera-se nessa madrugada. Os alvos serão aeroportos e edifícios governamentais em Damasco, as forças russas receberam as garantias de segurança, no caso da sua não-interferência. Oferta prontamente aceite.

A Al-Jazeera publicou a lista de possíveis alvos dos ataques. A CNN Turk fala em 22 alvos iniciais. Como foi esperado, em primeiro ligar será atingida a infra-estrutura aeroportuária: aeródromo militar de Hama, aeródromo militar ad-Dumayr, aeródromo al-Sin, base aérea T-4, aeródromo de al-Shu'ayrat (Shayrat). Vários edifícios governamentais sírias em Damasco, incluindo a residência de Assad, são tidos como alvos. Há relatos de que as forças do Hezbollah começaram a sua dispersão no deserto, incluindo no sul da Síria, os mercenários estrangeiros xiitas também abandonam as localidades, escreve o blogueiro militarista russo el-murid.
Ataques químicas na Síria desde 2013
Os EUA estão levando à costa da Síria um grupo naval reforçado por porta-aviões e submarinos nucleares («Georgia» (SSGN 729), classe «Ohio», armado com 154 mísseis de cruzeiro Tomahawk e «John Warner» (SN-785) classe «Virginia», armado com 100 mísseis de cruzeiro Tomahawk). Aparentemente, os Estados Unidos pretendam resolver o problema sírio de maneira sistémica, sem pressas e com garantias de sucesso. Possivelmente o ataque dessa madrugada poderá ser apenas o primeiro de uma série de operações contra Assad. No entanto, o timing da operação poderá ser alterado, os EUA não têm pressa, eles podem esperar pelos reforços e intervir, usando a concentração de forças. Neste caso, a intervenção pode ser adiada por cerca de uma semana.

Existe a informação de que as forças armadas russas receberam as garantias de segurança em caso de ataque, mas apenas se não interferirem na ação americana. Caso contrário, a base aérea Hmeimim e outras instalações russas na Síria podem ser considerados como “alvo justo”.

Aliados anti-Assad
A divisão britânica aerotransportada em Chipre entrou em alto grau de prontidão combativa para conduzir operações anfíbias, são finalizadas as preparações na base americana Al-Tanf na Síria. Presidente Trump cancelou a visita à América Latina, pretende monitorar a situação na Síria diretamente de Washington. No caso de uma escalada acentuada, as decisões políticas serão melhor tomadas do centro neurálgico americano.

Qatar anunciou a adesão à coligação/coalizão contra Assad e expressou a prontidão para usar a sua aviação militar em interesses dos aliados. Há relatos da transferência da aviação da Arábia Saudita para os seus aeródromos do norte, a operação (caso ocorrer), também contará com a participação dos franceses.

No caso da reunião regional de todas as forças anti-Assad, a coligação/coalização contará com pelo menos 800 mísseis de cruzeiro e cerca de 150 aeronaves, com possibilidade de aumento deste número por parte das forças americanas estacionadas na região.
As fotos da base aérea T4 após o seu recente alegado bombardeamento pelo Israel.
Alegadamente 14 iranianos morreram, atingidos pelo mísseis SkySniper.
Surge a informação da transferência de helicópteros russos da base aérea T-4 para Hmeimim. A publicação digital árabe Erem News escreve sobre a evacuação da família do Assad para Teerão. O próprio Assad alegadamente permanece em Damasco.

Sem comentários: