sábado, abril 14, 2018

Ucrania em Mafra: nos dias 14 e 15 de abril de 2018

«Sob a aurora de Pinzel. Arte barroca e trajes da época», uma iniciativa do «Fundo de beneficência da família Demkura», com o apoio do Gabinete de Diplomacia Pública do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia e da Embaixada da Ucrânia em Portugal.

O evento terá lugar numa das maiores salas do Palácio Nacional de Mafra, informa o jornal português O Ericeira.

Este projeto apresenta a obra do ilustre artista ucraniano, Ivan Gueorgiy Pinsel (também grafado como Pinzel), que viveu e desenvolveu o seu trabalho no séc. XVIII, na Ucrânia, na atual região de Ternopil, que cuidadosamente preserva e promove o seu legado, e demonstra ainda uma incrível coleção de trajes ucranianos antigos, bordados por artesãos-mestres populares.
O projeto «Sob a aurora de Pinzel. Arte barroca e trajes da época» é uma excelente plataforma para o desenvolvimento dos meios da diplomacia cultural junto do auditório internacional, no que respeita a diversidade do património cultural da Ucrânia, as suas tradições e técnicas artísticas.

O programa de dois dias de apresentação do projeto prevê a mostra do álbum artístico de Vira Stetsko, «O Mistério de Pinzel», e dos filmes documentários, legendados em inglês: «O Mistério de Pinzel. De Buchach ao Louvre.» e «Vishivanka de Borshchiv. Um mundo que unifica», este último filmado em 2018, encomendado pela organização «Fundo de beneficência da família Demkura». A exposição abre com amostras autênticas de trajes da Galícia do fim do séc. XIX e com obras de arte de pintores contemporâneos da região de Ternopil e da região de Lviv.

A abertura solene do evento será feita pela Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Ucrânia na República Portuguesa, Inna Vasylivna Ohnivets.

O projeto, além da componente artística, abre portas a um encontro internacional de negócios «Ucrânia – oportunidades de negócio para empresas portuguesas», no qual tomará parte Taras Volodymyrovych Demkura – doutorado em Economia, Vice-Presidente para as questões de Desenvolvimento Regional e Dirigente da Representação Regional de Ternopil na Câmara Internacional de Comércio (ICC) da Ucrânia, com o tema: «Papel da Câmara Internacional de Comércio (ICC) da Ucrânia e dos seus representantes regionais no desenvolvimento de parcerias de negócio internacionais.
Moeda ucraniana de 5 UAH, alusiva ao Mestre Pinzel/Pinsel, emissão de 2010
Apresentação de propostas de investimento e comércio da região de Ternopil». Os participantes do evento serão representantes da Câmara de Comércio e Indústria da Ucrânia nos países europeus. As informações sobre propostas de investimento da região de Ternopil serão divulgadas entre potenciais investidores e financiadores da República Portuguesa.

PROGRAMA 14-15 de abril de 2018
Primeiro dia – 14 de abril de 2018

Local: Sacristia do Livramento do Palácio Nacional de Mafra
15h30 - 17h30
Encontro de negócios, dedicado ao tema: «Ucrânia – oportunidades de negócio para empresas portuguesas», com a participação de Taras Volodymyrovych Demkura, Doutor em Economia, Vice-Presidente para as questões de Desenvolvimento Regional, Dirigente da representação regional de Ternopil na Câmara Internacional de Comércio (ICC) da Ucrânia, empresário, mecenas tdemkura@gmail.com
Tema da comunicação:
«Papel da Câmara Internacional de Comércio (ICC) da Ucrânia e dos seus representantes regionais no desenvolvimento de parcerias de negócio internacionais. Apresentação de propostas de investimento e comércio da região de Ternopil». (aprox. 20 min.)
Irina Ivanivna Demkura Empresária, mecenas, membro do Conselho de Fundadores da empresa Amway irynademkura@gmail.com
Tema da Comunicação:
«Responsabilidade social dos projetos empresariais da organização de beneficiência «Fundo de beneficência da Família Demkura», enquanto plataforma para potenciais parcerias de desenvolvimento socio-económico entre a região de Ternopil e distritos administrativos de Portugal» (aprox. 20 min.)

Segundo dia – 15 de abril de 2018
Local: Campo Santo do Palácio Nacional de Mafra
11h – 15h
Selo ucraniano, no valor de 2 UAH, alusivo ao Mestre Pinzel/Pinsel, emissão de 2010
Apresentação do projeto «Sob a aurora de Pinzel. Arte barroca e trajes da época»
Abertura solene e apresentação do encontro. Palavras dos organizadores e de representantes do Clero (aprox. 15 min.)
Apresentação do projeto artístico-cultural «Sob a aurora de Pinzel. Arte barroca e trajes da época» (aprox. 30m.)
Demonstração do filme documentário, legendado em inglês, «O Mistério de Pinzel. De
Buchach ao Louvre» (aprox. 15 min.)
Discursos dos participantes. Comunicação livre. Interpretações musicais de música clássica (aprox. 30m.)
Duração total da sessão: aprox. 1h30
INTERVALO (aprox. 30 min.)
Apresentação – descrição da atividade da Etnogaleria & Património; da Cidade de Ternopil, com demonstração em vídeo – por N. I. Voloshchuk (aprox. 15 min.);
Demonstração do filme documentário, legendado em inglês, «Vishivanka de Borshchiv.Um mundo que unifica» (aprox. 15 min.);
Apresentação explicativa da etno-universidade relativamente aos diferentes elementos apresentados nos trajes ucranianos autênticos a todos os convidados do evento, pelas palavras de T. V. Farin (aprox. 15 min.);
Apresentação autoral da coleção de arte de pinturas de Oleg Shuplyak Terra Natal; (aprox. 15 min.);
Programa musical (concerto folclórico/popular), com a participação de grupos regionais (aprox. 30 min.).
Ivan Pinzel/Pinsel, "São Jorge atinge o dragão", igreja São Jorge em Lviv
Duração total da sessão: aprox. 1h30 Duração total do evento: 4 (quatro) horas.

Sem comentários: