domingo, maio 20, 2018

A secreta polaca ABW desmantela duas células subversivas russas

A agência de contra-inteligência polaca/polonesa ABW informou no dia 16 de maio que havia descoberto o plano para semear a discórdia entre Polónia e Ucrânia em forma de uma “guerra informativa (...) contra Polónia e nos interesses da Rússia”, escreve a Deutsche Welle.

Varsóvia pretende expulsar do país a cidadã russa Yekaterina C. e proibir aos outros quatro cidadãos russos de entrar no país durante 5 anos. Este grupo é suspeito de “atividades híbridas”, ou seja, as táticas subversivas não militares.

“O objetivo deles é desestabilizar a situação sócio-política no nosso país”, disse o porta-voz do ABW, Stanislaw Zaryn.

“Yekaterina C. [que entrou na Polónia em 2013, alegadamente para estudar] promoveu atividades destinadas a consolidar os grupos pró-russos na Polónia e alimentou a animosidade entre a Polónia e Ucrânia”, acrescentou Zaryn no comunicado à agência de notícias France-Presse, referindo-se à mulher que está aguardando a sua deportação.

Zaryn contou que os dois grupos descobertos usavam as estratégias de promoção e disseminação das interpretações de eventos históricos que incitariam ódio entre ucranianos e polacos/poloneses, ao contrário, criando as visões favoráveis em relação ao Moscovo.

Além disso, no dia 17 de maio, o serviço de guarda-fronteira da Polónia deteve uma outra cidadã, Anastasia Z., (com dupla cidadania russa e cipriota) que tentava entrar na Polónia, sendo anteriormente proibida de entrar no país:






Embora a Polónia tenha sido, nos últimos anos, um defensor fundamental das atitudes pró-ocidentais na Ucrânia, os dois vizinhos compartilham um passado difícil. Diversos polacos/poloneses e diversos ucranianos foram mortos por organizações nacionalistas de dois lados durante a II G. M., além da existência de herança de um longo e brutal período de colonialismo polaco/polonês exercido nos territórios étnicos ucranianos da atual Ucrânia e Polónia.

Os últimos dois anos viram essa aliança ser abalada por ressurgimento das opiniões divergentes sobre aquela história compartilhada e um aumento das políticas nacionalistas tanto em Varsóvia, quanto em Kyiv.

A Polónia é o mais recente país da NATO/OTAN a acusar o Kremlin de se engajar em “guerra híbrida” para minar os Estados membros sem provocar a retaliação militar. Várias nações ocidentais acusaram a Rússia de táticas semelhantes.

Stanislaw Zaryn também observou que a ABW tem informações de que “a Rússia não apenas instiga os cidadãos polacos/poloneses para realizar certas ações contra a Polónia que são do interesse da Rússia, mas também financia as suas atividades nessa área”.

Os cidadãos polacos que colaboraram com as células russas serão investigados pela contra-inteligência e pelo ministério público. A boa notícia, é que segundo Stanislaw Zaryn, os agentes russos tinham se apropriando de uma parte do dinheiro que eles recebiam da Rússia, informa o serviço ucraniano da BBC.

Sem comentários: