terça-feira, maio 22, 2018

RIP Dr. Richard Pipes (1923 – 2018)

É com grande pesar que o nosso blogue anuncia a morte do Dr. Richard Pipes, eminente sovietologista, condecorado com a Medalha de Liberdade Truman-Reagan e antigo membro do Conselho de Segurança Nacional dos EUA. O Dr. Pipes faleceu em paz aos 94 anos no dia 18 de maio.
Richard Pipes, sua mãe Sara Sofia (Haskelberg) Pipes, conhecida como Zosia e seu pai,
Marek Pipes, no navio em Lisboa, ao caminho aos EUA, 1940.
Desde sua infância, o grande historiador do totalitarismo foi moldado por suas devastações. Nascido em uma família judia na cidade polaca/polonesa de Cieszyn em 1923, o jovem Pipes assistiu ao drama da ascensão do nazismo em primeira mão. Graças à sorte e das através das conexões do pai com o serviço diplomático, a família Pipes escapou primeiro para a Itália em 1940 e depois para os Estados Unidos. Depois de servir na Força Aérea do Exército dos EUA na Segunda Guerra Mundial, Pipes retornou aos Estados Unidos e continuou a sua formação académica. Em 1958, tornou-se professor de história russa na Universidade de Harvard, onde passou toda a sua carreira.
Dr. Pipes na URSS, em Leninegrado em 1959, com a sua mão está escrito em russo
"Eu, em Petersburgo, Jan(eiro), 1959"
Seus muitos livros ajudaram a definir o debate mundial sobre as origens, os efeitos, o significado e o legado da revolução bolchevique russa e do regime soviético que esta gerou. A sua obra The Russian Revolution (A Revolução Russa), publicada pela primeira vez em 1990, é uma das histórias canónicas desse evento sinistro.
Jovem Richard Pipes em Cambridge, Massachusetts, em 1959.
O Dr. Pipes também serviu como chefe da equipa Team B, um grupo de especialistas civis, encarregados pela CIA de compilar uma estimativa da força militar soviética para suplementar o relatório oficial (Team A). Durante a administração Ronald Reagan, o Dr. Pipes serviu no Conselho de Segurança Nacional como um especialista em assuntos soviéticos.
Richard Pipes, segundo à direita, num encontro de especialistas de sovietologia com o presidente Ronald Reagan,
7 de novembro de 1985. (Fotos: Pete Souza - White House via CNP/Newscom)
Ele ajudou a escrever um dos discursos mais memoráveis de Ronald Reagan, proferido perante o parlamento britânico em 1982, quando o presidente americano previu uma “marcha de liberdade e democracia que deixará o marxismo-leninismo no monte de cinzas da história”. Ele também foi o principal autor de duas diretivas decisivas de segurança nacional americana: NSDD-32 e NSDD-75.
Professor Pipes, com o vice-presidente George H.W. Bush na Casa Branca em 1982.
A diretiva NSDD-32 declarou que os Estados Unidos buscariam neutralizar o controlo soviético sobre a Europa Oriental e autorizaram o uso de ações secretas e outros meios para apoiar grupos anti-soviéticos na região, especialmente o sindicato Solidarność (Solidariedade) na Polónia. A diretiva NSDD-75 pediu que os Estados Unidos procurassem não a coexistência com a União Soviética, mas uma mudança fundamental do regime soviético.
Professor Pipes na livraria Widener no Campus de Harvard em Cambridge, Massachusetts, 1991.
Crédito @ Bill Greene/The Boston Globe, via Associated Press
Pipes viveu tempo suficiente para ver a queda do Muro de Berlim, mas também para ver um oficial da KGB dominar a Rússia, a anexação da Crimeia, a ocupação da Ucrânia Oriental e o surgimento de novas estátuas de Lenine e Marx em toda a Rússia e Europa Ocidental.
Richard Pipes homenageado pelo George W. Bush com a National Humanities Medal, 2007
Créditos @Gerald Herbert/AP
A diretora executiva da Fundação Memorial das Vítimas da Comunista, Marion Smith, escreveu sobre a vida e o legado de Richard Pipes para a National Review; O Dr. Lee Edwards, presidente da Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo, lembrou o Dr. Pipes no Daily Signal. Outros obituários foram publicados no The New York Times e no Washington Post.

O programa televisivo “Firing Line” com William F. Buckley Jr., Novos insights sobre a revolução russa, com o convidado especial Dr. Richard Pipes, 13 de dezembro 13 de 1990:

Sem comentários: