segunda-feira, maio 07, 2018

Síria: o helicóptero russo Ka-52 cai, os seus pilotos morrem

O helicóptero de ataque russo Ka-52 “Alligator” caiu no leste da Síria. Os dois pilotos morreram, os corpos foram levados ao aeródromo da sua base, informou o Ministério da Defesa da Rússia, citado pela agência russa Interfax

As autoridades militares russas apontam como a causa provável do desastre o defeito técnico. Deste modo, pelos dados oficiais, desde início da operação militar russa na Síria, que oficialmente se iniciou em 30 de setembro de 2015, o país já perdeu 7 aviões e 6 helicópteros. 
Os restos do Ka-52 abatido no local do seu abate
É de recordar que no último dia 3 de maio as forças russas na Síria já perderam um caça Su-30SM (os seus dois pilotos morreram) e um sistema Pantsir-S1.

Bónus
As forças curdas do FDS entraram na localidade de Hussainiya, nos arredores de Deir ez-Zor, na margem esquerda “curda” do rio Eufrates, ponto central das forças pró-Assad, ocupado por estes em 2017. A coligação/coalizão internacional ajudou ao avanço dos curdos, bombardeando, com fogo de artilharia, as posições dos xiitas iranianos nesta área (ação conduzida pelo contingente francês com o apoio da aviação de coligação/coalizão). Os xiitas foram forçados a se retirar para a margem oposta.
Como escreve o blogueiro militarista russo el-murid, Assad, envia, as unidades paramilitares para Idlib e Aleppo (fotos em cima), tentando, de forma acelerada garantir o controlo efetivo do território na sua zona de influência, mas os insurgentes que se movem para o norte, sob as áreas agora controladas pela Turquia, reforçam, deste modo o agrupamento que no futuro lançará uma nova ofensiva territorial contra o regime de Assad.

1 comentário:

Rubens Bulad disse...

Lamento pela vida das pessoas... Mas é um helicoptero a menos pra atacar a Ucrânia.